Muda a temporada e o resultado se repete. A Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam) conquistou a primeira etapa do Campeonato Amazonense de Judô 2021. A competição organizada pela Federação de Judô do Amazonas (Fejama) movimentou o ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus, no último sábado (18/09).
Mesmo com o atraso gerado pelas chuvas torrenciais que castigaram a cidade no sábado pela manhã, o evento contou com um público considerável no repaginado ginásio mantido pela Prefeitura de Manaus.
O Festival Infantil, que é a primeira parte do evento, contou com vários atletas na faixa dos cinco aos oito anos. Muitos dos pequenos samurais tiveram seu primeiro contato com o ambiente competitivo durante o festival. A classificação dessa disputa ficou da seguinte forma: Acopajam (1º lugar), Fort Judô Clube (2º lugar) e Escola de Lutas Sensei Marcos Roberto (3º lugar).
Nas disputas de categorias, que iniciaram por volta do meio dia, lutas emocionantes foram agitando as arquibancadas e dando um tempero especial à competição estadual. Após a disputas, o pódio por equipes da primeira etapa do Amazonas de Judô ficou da seguinte forma: Acopajam/Gláucio Mendonça (54 medalhas de ouro), Caec Kaizen/Dejanir Nunes (38 ouros) e Fort Judô Clube/Aron Barbosa (17 ouros).
Segundo o líder da Acopajam, Gláucio Mendonça, a equipe contou com atletas dos municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, onde mantém pólos de iniciação à modalidade.
O evento também serviu de seletiva para o Campeonato Brasileiro Sênior que ocorrerá em Pindamonhangaba (SP) em novembro e será a primeira competição classificatória para as Olimpíadas de Paris 2024.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira com informações da Acopajam
Fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785