Formar professores e ampliar a divulgação do wrestling dentro das escolas do país. Esses são alguns dos desafios da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) nos próximos anos, segundo o gestor administrativo e técnico da entidade, Josué Moraes.
“Para fazer o wrestling crescer é preciso torná-lo conhecido de diversas formas. A internet é uma delas e tem várias estratégias que estamos pensando de como fazer a divulgação. A inclusão da modalidade nas escolas para aumentar a base já está em andamento e também queremos aprimorar a parte competitiva, principalmente com a formação de professores desde a iniciação da garotada até o alto rendimento”, disse Josué, após a realização do Workshop das Federações na noite desta sexta-feira (17/09).
O dirigente está em Manaus para trabalhar na organização do Campeonato Brasileiro Regional de Wrestling – Região 5 (Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá e Maranhão). O evento inédito no calendário nacional da luta olímpica acontece neste sábado (18/09), no ginásio Renné Monteiro, com a participação de atletas de 10 estados, que competirão nas classes Infantil, Sub-15 (Under-15), Cadete, Júnior e Sênior.
“O Brasileiro Regional faz parte desse processo de expansão do wrestling no país. Ele começa e já estamos com o pensamento de melhorá-lo. Primeiro, porque ele abre espaço para todos os estados participarem, inclusive o ranking começa agora dentro dessa competição, e a ideia é que num futuro bem próximo esse Regional tenha um treinamento de campo onde haja integração entre os atletas e também capacitação dos treinadores”, explicou Josué.
Texto e fotos: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785