Um dos projetos esportivos mais vencedores do interior do estado, o Clube Desportivo de Manacapuru completa 13 anos de história nesta terça-feira, 25 de maio. A agremiação é referência nos campos e nas quadras da cidade conhecida como a “Princesinha do Solimões”, já tendo revelado a atleta Flávia Motta para a seleção brasileira de futebol da categoria Sub-20.
“Nesta data tão especial para o clube, quero registrar minha gratidão pelas meninas que nos ajudaram a iniciar essa história. Orgulhoso por tudo que conseguimos até hoje”, disse o professor Fredson Leite, um abnegado profissional de Educação Física de Manacapuru que dedica parte de sua vida – e recursos financeiros – ao exitoso projeto social.
Marcado na história – Entre as várias conquistas, o treinador destaca o título do Campeonato Amazonense de Futsal da categoria Sub-17 Feminino. O clube também é tetracampeão da Copa dos Rios de Futsal, além de já ter sido terceiro colocado e campeão da Copa Rede Amazônica entre as mulheres. Uma prova da força das jovens guerreiras da “Terra das Cirandas”.
“Um dos nossos momentos mais importantes aconteceu em 2017, quando fomos convidados para representar o Brasil no Sul-Americano/Pan-Americano de Futsal Feminino no Equador”, lembrou Fredson.
Fábrica de talentos
O projeto do Desportivo existe desde 2008, mas a atual geração começou a treinar em 2012. Na época, as meninas jogavam bola nas ruas e foram lapidadas nas quadras pelo olhar clínico do professor. O trabalho deu frutos, com títulos em Manacapuru e Manaus, além de alguns vice-campeonatos na capital. A última atleta revelada no clube foi a zagueira Flávia Motta, ex-Iranduba e atual Red Bull Bragantino-SP. Ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Futebol Sub-20.
“Importante ressaltar que, no decorrer de nossa história, fizemos também muitas parcerias. Em parceria com o Operário, chegamos às semifinais do Amazonense de Futebol. Também atuamos em parceria com o Princesa do Solimões e chegamos a uma final do Estadual, só perdendo para o Iranduba. Também fizemos uma parceria com a Escola Estadual José Mota e conseguimos chegar à final do Brasileiro Estudantil de Futsal”, destacou Fredson.
O Desportivo Manacapuru conta com apoio de alguns desportistas da cidade, que colaboram financeiramente com parte das despesas da equipe. A prefeitura também ajuda com o transporte e a cessão do ginásio municipal para treinamentos.
“Estamos nos preparando para voltar ao cenário estadual, depois de enfrentarmos muita dificuldade devido a essa pandemia”, concluiu o professor.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785