Competições de peso, maioridade no tatame. O amazonense Matheus Lima, de apenas 18 anos, mostrou de novo porque é uma das promessas da “arte suave” no Brasil. O faixa roxa da White House/Carlos Holanda/Vision BJJ conquistou nas últimas semanas a medalha de prata no Abu Dhabi Grand Slam e a de ouro no Sul-Americano da CBJJ, ambas no Rio de Janeiro.
O Abu Dhabi Grand Slam Jiu-Jitsu Pro World Tour 2020/2021 aconteceu entre os dias 5 e 6 de dezembro, na Arena Carioca 1. Matheus Lima competiu no Adulto Roxa até 69 kg. Fez cinco combates, obtendo quatro vitórias e perdendo apenas a final da categoria para Alessandro Botelho (Alliance/Dream Art) na decisão do árbitro.
No Sul-Americano, o amazonense competiu na última quinta-feira, 10 de dezembro, na Arena Poliesportiva Coronel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico de Deodoro. Novamente ele foi à luta no Adulto Roxa até 69 kg, mas desta vez o resultado foi melhor ainda. Matheus Lima obteve cinco vitórias, sendo duas por finalização e três por pontos. O ouro tão sonhado, enfim, virou realidade.
“Estou muito feliz pelo resultado e pela minha evolução. Considero o desempenho bom, porque treinei o corpo e a mente, e os dois trabalharam juntos nas duas competições. Não faltou gás nem técnica, então estou satisfeito com essas duas medalhas, mas sei que posso melhorar, evoluir ainda mais”, disse Matheus, que retorna para Manaus na próxima segunda-feira, dia 14.
Origens – Matheus Lima começou a treinar jiu-jítsu com 10 anos no projeto social Elton Roberto, no CDCC do bairro do Coroado, onde mora. Ele também passou pela equipe do professor Márcio Soares, no Ouro Verde. Migrou para a Nova Opção, que foi extinta. Hoje, a revelação é atleta da White House School Brazilian Jiu-Jítsu.
O jovem lutador também faz parte do time de competidores da academia do faixa preta Carlos Holanda. Nacionalmente, o manauara representa a Vision BJJ, equipe internacional que tem em Belo Horizonte (MG) o quartel general dos guerreiros brasileiros.
Texto: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785
Fotos: Divulgação e Emanuel Mendes Siqueira (Amazonense da FAJJPRO 2020)