Desempregado, mas com muito amor pelas filhas e as artes marciais. Esse é o perfil de Anderson Pinheiro, 39, faixa preta de jiu-jítsu da equipe Team 12 de Itacoatiara, que fará um dos principais combates do Coari Combat 4. O evento está marcado para o dia 3 de outubro, no ginásio Natanael Brasil, no município localizado a 370 quilômetros de Manaus.
Depois de dois anos longe dos octógonos, o atleta formado pela tradicional equipe Nova União de Manaus e graduado pelo mestre Nonato Machado está de volta à cena no mercado da luta. “Estou desempregado, então apareceu essa oportunidade de lutar em Coari e estou me preparando para aproveitar essa chance de buscar um recurso para ajudar no sustento da família”, revela o atleta, sem esconder o drama pessoal que assola o seu lar.
Projeto social – A falta de um trabalho formal, porém, não impede que Anderson seja um exemplo para suas meninas, a faixa branca Luanna, 7, e a faixa cinza Luanny, 10. Ele mora em Itacoatiara e lá montou o projeto social “Atletas do Rei”, que oferece treinos de jiu-jítsu para crianças e adolescentes do município na escola municipal Vicente de Mendonça Júnior, no bairro da Colônia.
“Sou professor e vivo basicamente da luta, por isso aceitei esse desafio de voltar ao MMA. Em Itacoatiara, tenho os alunos que pagam, mas o forte é o projeto social que montei e não cobro nada das crianças, inclusive estamos com um problema grave agora, que é a falta de um tatame adequado para os treinamentos”, revelou.
Preparação – Faltando menos de um mês para seu combate em Coari valendo pelo peso combinado até 73 kg, o atleta veio para Manaus com objetivo de intensificar os treinos de boxe, muay thai e jiu-jítsu. O trabalho é realizado na academia do professor Oberlan Silva, no bairro da Compensa, zona oeste da capital. O ex-lutador Jorge Clay também está ajudando no “camp” do Coari Combat 4.
“Estou treinando forte e a força que eu tenho vem das minhas filhas. Tudo que eu faço é só pensando nelas, então quero dar o melhor de mim em Coari e homenageá-las com essa vitória”, concluiu Anderson, que tem um cartel com três vitórias e duas derrotas.