Um dos grandes nomes do esporte amazonense na ultima década, Rafaela Barbosa participou da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Judô no último sábado, 29, na Villa Olímpica de Manaus. A manauara do Sênior – 57 kg venceu a competição que serviu como seletiva para o Brasileiro da Região 1, que acontece no final do mês de março, em Belém do Pará.
Atleta da Associação Barbosa de Lutas Esportivas (ABLE), Rafaela passou o último ano longe dos tatames. O foco era a conclusão da faculdade de Direito e o ofício de ensinar a nova geração do judô no projeto social mantido por sua família no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul. A judoca disse que está voltando aos combates e não descarta reativar o sonho olímpico.
“Estou voltando mais por hobby, por prazer. Eu amo isso aqui, eu amo o judô, que é 80% da minha vida. Passei na OAB e estou estudando mais ainda para passar na segunda fase. Este ano eu quero conciliar o judô e quem sabe nas próximas Olimpíadas eu ainda estou nova, dá para chegar, agora com menos pressão, mais cadência, coração e amor a gente chega a essa seleção”, disse Rafaela, que completou 27 anos na última semana.
A judoca foi presença constante na seleção nacional e esteve perto dos Jogos Rio 2016. O sonho olímpico para Tóquio 2020 foi deixado em segundo plano e nos últimos anos porque a atleta resolveu focar na faculdade e na formação das crianças na ABLE. Classificada para o Brasilieiro Regional, Rafaela garante que vai brigar pelo ouro e pelo tetracampeonato para o Amazonas em Belém.
“O ano passado fiquei mais como técnica da ABLE, estudando bastante, terminei a faculdade porque as prioridades tinham mudado um pouco, mas agora estou mais folgada na questão do trabalho, de responsabilidades e quero voltar a dedicar o corpo e a mente ao judô. Pretendo me preparar melhor e se eu viajar (para Belém) quero muito esse ouro”, concluiu Rafaela.
Texto e fotos:
Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785